Objetivo da ASCOM conforme seu ESTATUTO SOCIAL
CAPÍTULO II Dos Fins da Associação
Artigo 2º – A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA PARAIBA tem por finalidade:
- a) Congregar os que exercem atividades empresariais em todas as suas finalidades;
- b) Ser o Órgão representativo da classe perante os poderes públicos;
- c) Colaborar na promoção do desenvolvimento econômico da Paraíba e do País;
- d) Promover realização, no Estado, de Congressos ou Reuniões para debater os problemas socioeconômicos da região;
- e) Proporcionar aos seus associados, orientação em matéria jurídica, fiscal-tributária e econômica, bem como assistência em assuntos relacionados com os seus interesses de ordem estritamente profissional e;
- f) Promover a publicação ou patrociná-la por si ou em colaboração com outras entidades, de Boletins, Jornais, editando assuntos de natureza jurídica, econômica ou de interesse geral das classes que representa.
- g) Comemorar solenemente a data de 16 de julho, consagrada ao “Dia do Comerciante”.
Realizamos um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO através do qual foi definido um Plano de Ação e um PROPÓSITO que é o seguinte:
“Tornar o associado melhor informado, mais eficiente e competitivo”.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES NA FORMA DE “PERGUNTAS E RESPOSTAS”.
1. A quem queremos atingir com essa comunicação? (Público Alvo)
Empresários de todos os segmentos empresariais (agropecuário, industrial, comércio e serviços) de todos os bairros da cidade de João Pessoa
2. Por que optamos por fazer a divulgação?
(Qual é o papel preciso da comunicação? Que novidades ou benefícios querem compartilhar?)
O papel principal da comunicação será DESPERTAR no empresariado a importância do associativismo e dos benefícios que poderá receber com a prestação de serviços disponibilizada pela ASCOM.
A promoção da cultura associativa tem sido considerada como a principal ferramenta para que micro e pequenas empresas quebrem seus paradigmas de egoísmo e desconfiança mútua. A capacidade das pessoas trabalharem juntas, visando a objetivos comuns em grupos e organizações, é definida pelo sociólogo norte-americano James Samuel Coleman (1926-1985), como seu capital social.
Ainda segundo Coleman, citado por Antônio Costa em seu trabalho “Por uma cultura da cooperação”, grupos, organizações e sociedades têm um capital social elevado quando são capazes de:
estabelecer objetivos comuns de médio e longo prazo, rompendo com o imediatismo;
gerar coesão grupal, organizacional ou social em torno desses objetivos, rompendo com o individualismo;
manter constância de propósito na perseguição desses objetivos, mesmo em face à adversidade, rompendo com a volubilidade e a falta de persistência.
Para ilustrar mais a grande importância da organização associativa para o desenvolvimento econômico e social de uma cidade ou região, veja abaixo uma lista das diferentes formas de capitais intangíveis necessários ao desenvolvimento.
Seguem também algumas frases que consideramos importantes para nossa reflexão e que reforçam o nosso desejo de encontrar parceiros para fortalecer a nossa ASCOM e criar as condições para que através dela seja possível contribuir para o fortalecimento das empresas de João Pessoa e da Paraíba (a área de atuação da ASCOM é o estado da Paraíba)
“A vida associativa é um instrumento de exercício da sociabilidade. Por meio dela você conquista novos amigos, expande seus conhecimentos, exercita a liderança e atua como agente transformador da sociedade”. (Tom Coelho).
“Uma sociedade não pode ser rica antes de ser inteligente. Não pode existir uma economia realmente sólida e desenvolvida sem que haja uma elite cultural voltada para os bens espirituais, capaz de guiar, julgar e interpretar os esforços da comunidade”. (José Monir Nasser)
“O associativismo é um meio eficaz para a defesa dos interesses dos empresários frente ao ambiente em que estão inseridas suas atividades e também contribui para o desenvolvimento econômico e social da cidade, do estado e do país”. (FEDERASUL)
“O verdadeiro desenvolvimento é, principalmente, um processo de ativação e canalização de forças sociais, de melhoria da capacidade associativa, de exercício da iniciativa e da criatividade”. Celso Furtado
3. O que queremos que as pessoas pensem ou sintam?
Confiança no sentido de que UNIDAS SERÃO MAIS FORTES e que na ASCOM poderão encontrar o apoio e os esclarecimentos sobre dúvidas e ajuda para a resolução dos seus problemas relacionados com suas atividades empresariais.
4. Que justificativa estamos fornecendo como fundamento?
(O conjunto de razões que justifica a aceitação do que queremos dizer.)
Que é importante poder contar com uma instituição representativa e que seja capaz de contribuir para a solução das dificuldades que normalmente ocorrem no dia-a-dia dos negócios;
Que tendo uma associação fortalecida será possível disponibilizar produtos e serviços que atendam as necessidades dos associados;
5. Quais as diferenças em relação aos concorrentes do setor?
A amplitude das oportunidades de atuar em diferentes segmentos empresariais com oportunidades ilimitadas para criar alternativas de prestação de serviços e ajudar as empresas na solução de problemas junto aos poderes públicos.
A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS será um importante diferencial competitivo.
Estão previsto a implantação dos seguintes:
- Rede de Descontos (CARTÃO CLUBE DE VANTAGENS);
- Trabalho em 34 ruas do Centro Histórico de João Pessoa para ajustes de PLACAS ao Código de Postura do Município.
- Produtos para análise e concessão de crédito BOA VISTA, SCPC;
- Assessoria jurídica
- CONVÊNIOS com instituições de Ensinos, área de saúde etc.
- Consultoria na área de RH, especialmente destinada a avaliação de desempenho, clima organizacional, treinamentos etc.
- Central de Compras para Material de Construção
- Formação de Núcleos Setoriais, a começar pelo segmento de Óticas, em seguida Oficinas Mecânicas, Escolas particulares etc.;
- Consultoria empresarial especializada
- Palestras e Eventos instrutivos (Café Criativo) e equivalentes
- Implantação de Câmara de Mediação e Arbitragem.
A ASCOM, conforme o seu Estatuto Social, é uma Entidade MULTISETORIAL e em função dessa condição que se justifica a organização de Núcleos Setoriais para congregar empresas de diferentes segmentos, facilitando a compreensão das suas respectivas necessidades para um melhor atendimento e integração.
Os Núcleos Setoriais terão um Coordenador, que será obrigatoriamente um associado eleito diretamente entre seus pares, juntamente com o Vice Coordenador conforme previsto em regulamento interno próprio.
Estão previstas inicialmente a organização e implantação dos seguintes Núcleos Setoriais:
- Comércio de Material de Construção
- Serviços de Consultoria Organizacional
- Oficinas Mecânicas
- Óticas
- Concessionárias de Veículos
- Indústrias de confecções de pequeno porte
- Estabelecimentos particulares de ensino
- Outras que poderão ser identificadas como necessárias ou que possam ser sugeridas pelos Diretores e/ou associados.
6. Como isso contribui para o posicionamento da marca/produto junto ao cliente?
O posicionamento deve ser de uma Entendida representativa forte, baseada na sua MISSÃO, na VISÃO e em VALORES bem definidos (ver abaixo) e que preste diferentes e importantes serviços aos associados deve obter a necessária credibilidade para garantir a sua sustentabilidade.
MISSÃO
- Representar os interesses dos seus associados, disponibilizar produtos e serviços úteis e capazes de contribuir para melhor capacitação e competitividade empresarial, bem como atuar diretamente em iniciativas voltadas para o desenvolvimento de João Pessoa e região.
VISÃO
- Ser reconhecida até 2020, como organização associativa de referência na integração da indústria, comércio e das empresas de prestação de serviços e na influência institucional, alicerçada por uma atuação independente e representativa.
VALORES DA ASCOM/PB:
- Respeito (ao individuo, as organizações, ao meio ambiente, etc.)
- Cooperação(desenvolvimento de relações e atividades em cooperação com organizações e indivíduos com competências complementares para atendimento de interesses comuns).
- Ética e Transparência (honestidade nas relações, exposição de dados e informações que demonstrem o efetivo desempenho da organização).
- Valorização das Pessoas(Criação de condições favoráveis e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho e comportamentos favoráveis à excelência).
- Compromisso com a excelência(Desempenhar as funções de forma ágil e proativa, no atendimento às demandas de seus associados e partes interessadas, na busca incessante da inovação na gestão).
7. Que considerações práticas foram levadas em conta?
Não há restrição jurídica para se promover o associativismo em geral e a importância da ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, condição inclusive que se torna cada vez mais necessária no Brasil.